quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PLANO DE AULA

TEMA: CONSCIÊNCIA NEGRA

DISCIPLINA DE HISTÓRIAS
TURMA: 4ª SÉRIE
DURAÇÃO: 4 HORAS
PROFESSORAS: FÁTIMA ADIB NAFI
MARIA DOLORES BONO TELLINE
JANSILÉIA FRANCISCA NOGUEIRA

HISTÓRIA DO BRASIL - CONSCIÊNCIA NEGRA

OBJETIVO GERAL:
• Mostrar que existe um racismo velado no Brasil e que a imagem dos negros nos livros ainda é inferiorizada perante o branco. Aumentar a auto-estima dos alunos afro-descendentes, despertar a turma para a diversidade da raça humana e promover o respeito pelas diversas etnias.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• - Reconhecer a historicidade da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, ou melhor, a percepção desta data como resultante de intensa atividade do movimento negro no Brasil;

• - Desenvolver atividades que visem ao debate sobre os preconceitos que ainda são presentes na sociedade brasileira e à busca de algumas de suas raízes históricas.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES:
• - É fundamental que os alunos conheçam o que foi a luta armada no Brasil, às especificidades dela e os objetivos. Apresentem de maneira expositiva esses aspectos, de modo que fique evidente que a história não é feita apenas pelos "grandes nomes”.

• Analise detalhadamente alguns dos atos institucionais e mostre aos alunos as justificativas dadas pelos grupos de luta armada.

• - Depois dessa apresentação, deixe que os alunos assistam O VIDEO SOBRE RACISMO DO YOU TUBE .

• - Depois de assistir o vídeo, peça aos alunos que comentem a cena que mais tenha atraído a atenção deles. Para isso, solicite que utilizem diferentes tipos de produções artísticas (desenhos, versos, recorte e colagem etc.). Peça para alguns deles apresentarem as criações. Conforme o grupo fizer referência às cenas, escolha as que mais auxiliam você a aprofundar suas análises.


METODOLOGIA:

Peça que os alunos pesquisem sobre os métodos de violência usados durante a ditadura. Montem um pequeno mural na sala. Ele deve ser usado para criar e fixar a definição da turma (obviamente baseada em pesquisas) do que é violência, censura e luta armada, a fim de que o grupo se coloque criticamente sobre o fato histórico em análise. Busquem em jornais e revistas dados sobre as indenizações e as pessoas com doenças causadas pela violência. Realize com a turma uma análise mais detalhada do vídeo como documento, reflita sobre as razões que levaram essa versão.



RECURSOS NECESSÁRIOS:

- laboratório de informática;
- Internet;
- Sites: Educação, Rived, Google,
- Recursos do Word;
- Leitura de vários textos de livros;
- vídeo YOU TUBE – nmsilva-03 – racismo;

AVALIAÇÃO: OS ALUNOS SERÃO AVALIADOS ATRAVÉS DAS SEGUINTES OBSERVAÇÕES:

- Leitura dos textos e da pesquisas;
- Interesses;
- Participação;
- Socialização;



-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
Campo Verde, Mato Grosso, Brazil
Sou educadora das séries iniciais.